O Procon-MG, órgão vinculado ao Ministério Público de Minas Gerais, encontrou diversas irregularidades em três lojas da rede de supermercados O Dia, em Belo Horizonte. Durante fiscalização para monitorar o mercado de consumo, os estabelecimentos acabaram multados e terão que se defender dos processos administrativos que foram abertos.
As irregularidades foram encontradas na unidade do mercado no bairro Dona Clara, região da Pampulha, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de BH e no bairro Luxemburgo. Além de produtos impróprios para consumo devido à data de validade vencida, os agentes de fiscalização apontaram a falta de um responsável técnico pelo fracionamento de produtos alimentícios.
Exposição de preços em desacordo com o que é exigido pela legislação e embalagem avariada também fizeram com que o Procon aplicasse altas multas. No bairro Dona Clara, o estabelecimento foi condenado a pagar R$131 mil. Já no bairro Funcionários, a loja terá que desembolsar R$258 mil, mesmo valor no bairro Luxemburgo.
A rede de supermercados O Dia terá que entrar com uma defesa na 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de BH. Em nota, a empresa afirmou que as irregularidades foram sanadas imediatamente e que continuarão trabalhando para atenderem à padrões rígidos em seus estabelecimentos.
“Informamos que realizamos imediatamente os ajustes apontados pelo Procon-MG em nossas lojas nos bairros Dona Clara, Funcionários e Luxemburgo, todas em Belo Horizonte. Estamos reforçando o trabalho para garantir que nossas unidades operem nos padrões rígidos que são característicos do Grupo Dia”, diz o comunicado.