Cidades
Professores da rede pública paralisam aulas nesta terça-feira
Nesta terça-feira (22), as escolas municipais de Belo Horizonte amanheceram com as aulas paralisadas devido a uma ação dos professores em prol da categoria. Segundo o Sindindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de BH (Sind-REDE), mais de 40 escolas e EMEIs estão sem aulas devido a uma assembleia geral dos trabalhadores de educação.
O número, no entanto, deve aumentar já que a Secretaria Municipal de Educação da capital mineira só divulgará a quantidade exata de unidades afetadas no fim da tarde. A assembleia acontecerá às 14h e envolverá discussões quanto a campanha salarial de 2024 e quanto a contratação de professores via Processo Seletivo Simplificado (PSS). Esse novo acesso dispensa a necessidade de concurso público para ser professor.
A paralisação total das aulas foi avisada já na segunda-feira (21). Um dos avisos dizia: “Amanhã, 22/08/23, terça-feira, as professoras da turma da sua criança irão aderir a paralisação para participar da assembleia geral dos trabalhadores em educação, portanto, não terá aula para seu (sua) filho (a)”.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de BH afirmou que respeita a adesão dos professores à paralisação para participação na assembleia e afirmou que haverá “reposição da carga horária para que nenhum aluno seja prejudicado”.