Depois do anúncio simultâneo do cancelamento das turnês de Ivete Sangalo e Ludmilla, com a mesma produtora, a 30e, a internet começou a se perguntar o que estaria por trás do cancelamento.
Ambas alegaram problemas de produção, o que a produtora nega. A empresa produziu a bem sucedida turnê em estádios dos Titãs e também segue ativa com a chamada “Superturnê” do cantor Jão, que também passou por Belo Horizonte.
Mas no caso de Ivete Sangalo e Ludmilla, a produtora alega que houve uma baixa demanda, ou seja, uma baixa venda de ingressos.
Segundo a revista americana Billboard, algumas apresentações de Ivete, como a de abertura, em Manaus, vendeu somente 2.500 ingressos para um espaço com capacidade de 44 mil lugares.
Isso teria feito com que a produtora pedisse uma mudança de local e uma estrutura menor.
O caso não teria sido diferente em Belo Horizonte, onde menos de 5 mil ingressos foram vendidos, segundo uma fonte envolvida na produção. Como a apresentação só aconteceria em novembro, havia a esperança de que mais bilhetes fossem adquiridos.
Como comparação, o show de Maria Betânia e Caetano Veloso, em setembro, tem vários setores esgotados no Mineirão.
Segundo a mesma fonte com que o Aqui conversou, Ivete Sangalo é uma das maiores cantoras do país, com um dos maiores cachês da indústria, mas faz shows demais em festivais, o que pode ter atrapalhado as vendas para um show solo.
Com ingressos que chegavam a custar R$ 3 mil, o valor é quase quatro vezes mais caro do que o ingresso do Rock in Rio, que custa R$ 795.
No dia 20 de setembro, quando a baiana se apresenta no festival, o público que comprar o ingresso também poderá assistir Katy Perry, Cyndi Lauper, Gloria Gaynor, IZA e outros cantores.
No final de 2023 Ivete Sangalo foi a headliner da inauguração da Arena MRV, fazendo o primeiro grande show do estádio.
Naquela data, a baiana se apresentou depois de Jorge e Mateus. Mesmo com dois grandes nomes, as vendas não esgotaram.
Alguns meses depois ela foi a principal atração do Carnaval dos Sonhos, no Carnaval de 2024. Mesmo camarote com tudo liberado custava três vezes mais barato do que o ingresso mais caro da turnê de Ivete, que não oferecia sequer água.
Esse erro de estratégia pode ter feito com que as vendas ficassem muito abaixo da expectativa.