Um turista mineiro identificado como Bruno Jardim de Miranda Zoffoli, de 43 anos, morreu na última terça-feira (15) em Fernando de Noronha, Pernambuco, após realizar um mergulho autônomo.
A fatalidade aconteceu no Corveta Ipiranga, famoso ponto de mergulho onde ocorreu um embarque naufragada está a 62 metros de profundidade.
Segundo informações médicas, a causa da morte foi doença descompressiva, quando em uma diferença de pressão rápida, o ar presente no corpo se transforma em bolhas na corrente sanguínea.
Isso pode acontecer na mudança rápida de pressão de uma subida, por exemplo.
Zoffoli, natural de Belo Horizonte, foi resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para um hospital na ilha.
Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Recife para os procedimentos legais.
O naufrágio da Corveta Ipiranga é um dos destinos mais procurados pelos mergulhadores no Brasil, atraindo praticantes pela sua profundidade e beleza, mas exigindo cuidados redobrados devido aos riscos associados a mergulhos em grandes profundidades.