Um homem e uma mulher foram presos na manhã da última quinta-feira (11) após serem flagrados pichando o Monumento dos Fundadores, dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte. O ato do casal foi visto como vandalismo e a Guarda Civil interviu depois de ter acesso às imagens durante o monitoramento do parque.
Durante a abordagem, eles afirmaram no entanto, que estavam apenas fazendo um trabalho acadêmico. Ainda assim, foram presos e levados para a Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente da Polícia Civil. Os envolvidos, de 25 e 23 anos, poderão responder por danos ao patrimônio histórico e cultural da cidade de Belo Horizonte.
Nas redes sociais, as imagens do vandalismo repercutiram:
O Monumento pichado homenageia tanto os fundadores, quanto os construtores da cidade de Belo Horizonte. Planejado em 1957 pelo Vereador Geraldo Portes, as quatro esculturas foram cunhadas no Parque Municipal de forma realista.
Ali, estão representados o governador Augusto de Lima, que propôs a mudança da capital de Ouro Preto para BH; Afonso Pena, que tornou oficial a construção da nova capital; Bias Fortes, governador que inaugurou BH e Aarão Reis, engenheiro que construiu a cidade.