O Carnaval de Belo Horizonte está chegando e os foliões que pretendem utilizar o metrô durante a festa devem ficar atentos ao esquema especial montado pela empresa Metrô BH. A concessionária responsável pelo serviço preparou uma série de modificações para garantir a segurança e o conforto dos passageiros.
Uma das principais alterações acontecerá na Estação Central, que é a principal área de acesso aos blocos que desfilam pelo centro da capital.
Durante os quatro dias de folia, entre sábado (10) e terça-feira (13), a entrada dos usuários na Estação Central será exclusivamente pela rua Aarão Reis, enquanto a saída será feita pela escadaria da Praça da Estação. Vale ressaltar que o túnel que liga a estação à rua Sapucaí estará fechado durante todo o período do evento, atendendo a um pedido dos organizadores.
Além disso, os trens também irão operar com intervalos de 10 minutos entre as viagens durante todo o dia. No sábado de Carnaval, as estações Eldorado, Vilarinho e São Gabriel abrirão às 5h, com as bilheterias em pleno funcionamento.
Na quarta-feira de cinzas (14), o intervalo entre os trens será de 10 minutos das 11h às 13h e de 7,5 minutos das 16h30 às 19h. Nos demais horários, o intervalo será de 15 minutos.
De acordo com as estimativas da administração do metrô, o Carnaval de Belo Horizonte deve receber cerca de 5 milhões de foliões e contar com a participação de aproximadamente 500 blocos cadastrados. A expectativa é que quase 800 mil usuários utilizem o sistema de transporte durante os cinco dias de festa, sendo que somente a estação Central recebe mais de 150 mil passageiros nos dias de folia.
Visando garantir a segurança das crianças, o Metrô BH também irá distribuir pulseiras para a identificação dos pequenos em grandes eventos. Pais e responsáveis poderão retirar as pulseiras nas estações Eldorado, Central, Lagoinha, Santa Efigênia, Santa Tereza e Vilarinho. Essa ação especial acontecerá no sábado pela manhã.