Baleia jubarte 'engole' e solta jovem que andava de caiaque no Chile. Imagem ilustrativa: Freepik
Nesta semana, o venezuelano Adrián Simancas, de 23 anos, foi engolido por uma baleia enquanto navegava em um caiaque inflável – em um canal no extremo sul do continente, próximo à Terra do Fogo, no Chile.
O momento foi registrado em vídeo por seu pai, que capturou o instante em que o jovem desapareceu na boca do animal e, segundos depois, reapareceu na água. Apesar do susto, Simancas saiu praticamente ileso.
Leia mais:
Especialistas explicam que, apesar do tamanho impressionante – algumas espécies ultrapassam os 16 metros –, as baleias não possuem dentes e se alimentam de pequenos peixes e crustáceos. Isso significa que sua estrutura bucal não permite que engulam seres humanos por completo.
Quando se alimenta, a baleia abre as pregas sob a boca, criando um grande espaço interno. Esse mecanismo pode permitir que uma pessoa seja temporariamente “engolida” sem ser triturada ou ferida de imediato.
No entanto, o risco ainda existe. Mesmo sem a capacidade de ingerir um ser humano, a força de suas mandíbulas é enorme e pode causar ferimentos graves ou até letais. Ou seja, Adrián Simancas correu sério risco de vida, mas teve sorte e foi rapidamente solto pelo animal.