Ciência
Lua de Sangue: saiba quando e onde assistir ao fenômeno astronômico
Entre os dias 7 e 8 de setembro, o eclipse lunar total de 82 minutos deixará a Lua avermelhada
Entre os dias 7 e 8 de setembro, fanáticos por astronomia poderão acompanhar o fenômeno astronômico mais esperado do ano: a Lua de Sangue. O evento ocorre durante o eclipse lunar total mais longo do ano, com duração total de 82 minutos.
Leia também:
- Nasa aumenta as chances de um asteroide atingir a Lua
- Qual o salário de um astronauta? Descubra quanto a Nasa paga
- Eclipse lunar total mais longo de 2025 ocorre em setembro
A Lua se torna protagonista no momento em que o satélite natural da Terra adquire um tom avermelhado, resultado da forma como a luz solar interage com a atmosfera terrestre.
O fenômeno não poderá ser visto a olho nu no Brasil, nem em grande parte das Américas e do Oceano Pacífico. Para os amantes da astronomia, a alternativa é assistir à transmissão ao vivo pelo canal oficial do Observatório Nacional no YouTube, a partir das 12h de domingo (7). Já os moradores da Europa, África, leste da Austrália e Nova Zelândia terão a oportunidade de observar o fenômeno diretamente, sem riscos para os olhos.
Como ocorre a Lua de Sangue
O efeito avermelhado da Lua de Sangue é resultado da dispersão de Rayleigh, um fenômeno atmosférico que espalha as ondas de luz azul mais curtas, permitindo que as ondas mais longas, como vermelho e laranja, iluminem a superfície da Lua. Portanto, quanto maior a quantidade de poeira ou nuvens na atmosfera, mais intensa será a coloração.
Um eclipse lunar total acontece quando a Terra se posiciona exatamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a passagem da luz solar e projetando sua sombra sobre todo o satélite natural. Já os eclipses parciais ocorrem quando apenas parte da Lua entra na sombra da Terra.
Segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), eclipses sempre vêm em pares: algumas semanas antes ou depois de um eclipse lunar total, ocorre um eclipse solar. O próximo eclipse lunar total visível no Brasil está previsto para 3 de março de 2026, enquanto o próximo eclipse parcial ocorrerá em 28 de agosto de 2026.