Ciência
Nasa envia manequins à Lua para avaliar trajeto de astronautas
A Nasa vai enviar quatro astronautas para circunavegar a Lua em 2025 e, em razão disso, a Missão Artemis II enviou manequins para testar proteção da nave espacial Orion para a tripulação.
Em 2022, a Nasa enviou a Artemis I, viagem que durou 25 dias ao redor da Lua. A missão serviu para coletar dados que serão usados na próxima viagem. A cápsula Orion, que seguiu uma trajetória parecida com a Artemis II, estava sem tripulação, mas com manequins.
Artemis II se baseia no sucesso do Artemis I não tripulado em 2022 e demonstrará uma ampla gama de capacidades necessárias em missões no espaço profundo. O teste de voo Artemis II será a primeira missão da NASA com tripulação a bordo do foguete SLS (Space Launch System) e da nave espacial Orion e abrirá caminho para pousar a primeira mulher na Lua no Artemis III.
Os manequins, chamados Helga e Zohar, foram usados para testar quanto de radiação os astronautas poderiam enfrentar até a Lua. Eles, no entanto, eram de materiais que simulam os órgãos e ossos de uma pessoa.
De acordo com o estudo, a tecnologia de proteção usada na nave foi eficaz em mitigar a radiação durante a viagem.
Qual é o plano para a Artemis II?
A NASA está trabalhando para pousar a primeira mulher, a primeira pessoa de cor e seu primeiro parceiro internacional astronauta na Lua sob o Artemis.