Peixe cabeça-de-cobra preocupam autoridades nos EUA; população é orientada a matar animal (Foto: Hitoshi Watanabe/Creative Commons Attribution 2.0/U.S. Fish &Wildlife Service)
O Departamento de Conservação do Missouri, nos Estados Unidos, emitiu um alerta sobre a presença do peixe cabeça-de-cobra (Channa argus). A espécie invasora representa ameaça à fauna aquática local e, por isso, a recomendação oficial é decapitar, estripar ou colocar o animal em um saco plástico caso a população o encontre.
Leia também:
Segundo autoridades, a medida extrema foi tomada devido ao alto potencial de proliferação da espécie que vêm da Ásia e tem muita capacidade de sobrevivência. Além de respirar fora d’água por horas, o peixe pode se arrastar por curtas distâncias em terra firme, e pode atingir até um metro de comprimento.
Desde o primeiro registro da espécie nos EUA, em 2002, o peixe cabeça-de-cobra já se espalhou por diversos estados, incluindo Virgínia, Maryland, Pensilvânia e Nova York. Por lei, é proibido importar, comercializar ou manter o animal em território norte-americano.
“É uma espécie altamente invasiva que compete diretamente com espécies nativas de interesse pesqueiro. Pedimos que os pescadores colaborem informando onde o peixe foi capturado”
Angela Sokolowski, ecologista do MDC