Ciência
Plutão e seus vizinhos: conheça os cinco planetas anões do Sistema Solar
Reclassificado em 2006, Plutão passou a integrar a lista de planetas anões reconhecidos pela União Astronômica Internacional (UAI)
Plutão deixou de ser planeta desde 2006, e desde então divide o espaço com outros corpos celestes na mesma categoria definida pela União Astronômica Internacional (UAI).
Leia também:
- Cientistas descobrem sinais de vida em outro planeta por telescópio
- Nasa aumenta as chances de um asteroide atingir a Lua
- Lua de Sangue: saiba quando e onde assistir ao fenômeno astronômico
Para receber a classificação oficial de “Planeta Anão”, um corpo celeste precisa atender três critérios estabelecidos pela UAI, como orbitar o sol – não sendo satélite de outro planeta; ter uma forma esférica – com massa suficiente para que a gravidade molde em equilíbrio hidrostático; não ter limpado a órbita, ou seja, ao contrário dos planetas, os “anões” não se tornaram gravitacionais dominantes, compartilhando a trajetória com outros objetos de tamanho semelhante.
Cinco planetas foram reconhecidos pela UAI como “Planetas Anões”. Confira a lista!
- Plutão: O Planeta mais famoso, foi considerado o nono planeta do Sistema Solar por mais de 76 anos. Localizado no Cinturão de Kuiper, ele possui cinco luas, sendo Caronte a maior. A superfície é composta por gelo de nitrogênio, metano e monóxido de carbono.
- Ceres: Foi descoberto em 1801, e é o único Planeta Anão localizado no cinturão de asteroides, entre Júpiter e Marte. Ele também, durante muito tempo, foi considerado o maior asteroide conhecido, mas a forma esférica do Ceres garantiu a reclassificação. Ele possui cerca de 940 km de diâmetro e é o menor entre os Planetas Anões.
- Haumea: É habitante do Cinturão de Kuiper, junto com Plutão, e chama a atenção pela forma ovalada, o que resulta em uma rotação extremamente rápida, um dia dura quatro horas. Haumea tem duas luas conhecidas e um sistema de anéis.
- Eris: É o Planeta mais massivo entre todos os Anões, possui cerca de 27% a mais de massa do que Plutão. Foi descoberto em 2005 e a identificação foi determinante para a polêmica que levou à reclassificação de Plutão “deixando de ser planeta”. Localizado no disco disperso, além do Cinturão de Kuiper, Eris possui uma lua batizada de Disnomia.
- Makemake: É o segundo objeto mais brilhante do Cinturão de Kuiper, atrás apenas de Plutão. Makemake foi descoberto também em 2005, e a sua revelação de existência foi um gatilho para a redefinição de planeta. Possui uma pequena lua e é apelidado carinhosamente de MK2.
Mesmo que apenas esses cinco Planetas Anões sejam reconhecidos pela UAI, há diversos outros candidatos na mesma categoria no Sistema Solar. Como, Sedna, Orcus e Quaoar, objetos que ainda estão em estudo. A cada descoberta dos cientistas, o crescimento da percepção de que a região além de Netuno ainda guarda muitos segredos sobre a origem e a evolução do Sistema Solar e do Espaço.