Plutão deixou de ser planeta em 2006 e passou a integrar a categoria de Planetas Anões
Plutão deixou de ser planeta desde 2006, e desde então divide o espaço com outros corpos celestes na mesma categoria definida pela União Astronômica Internacional (UAI).
Leia também:
Para receber a classificação oficial de “Planeta Anão”, um corpo celeste precisa atender três critérios estabelecidos pela UAI, como orbitar o sol – não sendo satélite de outro planeta; ter uma forma esférica – com massa suficiente para que a gravidade molde em equilíbrio hidrostático; não ter limpado a órbita, ou seja, ao contrário dos planetas, os “anões” não se tornaram gravitacionais dominantes, compartilhando a trajetória com outros objetos de tamanho semelhante.
Cinco planetas foram reconhecidos pela UAI como “Planetas Anões”. Confira a lista!
Mesmo que apenas esses cinco Planetas Anões sejam reconhecidos pela UAI, há diversos outros candidatos na mesma categoria no Sistema Solar. Como, Sedna, Orcus e Quaoar, objetos que ainda estão em estudo. A cada descoberta dos cientistas, o crescimento da percepção de que a região além de Netuno ainda guarda muitos segredos sobre a origem e a evolução do Sistema Solar e do Espaço.