
Superlua de novembro promete espetáculo no céu brasileiro nesta quarta (5)
A magia do céu noturno terá mais um espetáculo nesta semana: a segunda superlua de 2025 poderá ser observada em todo o Brasil, se o clima colaborar, na próxima quarta-feira (5). Este é o penúltimo encontro do ano entre a Lua cheia e seu ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu.
Leia também:
Diferente de uma lua cheia comum, a superlua surge maior e mais brilhante no horizonte, um fenômeno que não exige telescópios ou binóculos: basta olhar para o céu a olho nu. A expectativa é que a melhor visualização aconteça ao anoitecer. No horário de Brasília, a lua cheia deve aparecer às 18h45 em São Paulo, 18h14 em Belém e 17h28 no Recife, aproximadamente.
O termo “superlua” não é oficialmente astronômico. Ele foi criado em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle e, embora tenha se popularizado, não é unanimidade entre os especialistas. Tecnicamente, a lua cheia acontece apenas por um instante, mas aos olhos humanos ela parece cheia por até três dias consecutivos.
Segundo Helio J. Rocha-Pinto, diretor do Observatório do Valongo da UFRJ, “uma superlua ocorre quando a lua cheia coincide com o perigeu, resultando em uma lua ligeiramente maior e mais luminosa do que o normal. Em termos gerais, isso significa uma distância da Terra inferior a 360 mil km”.
Durante esse período, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu, o ponto mais distante da Terra, conhecido como microlua.
O calendário astronômico do Observatório Nacional prevê três superluas para 2025: a primeira ocorreu em 6 de outubro, a segunda se aproxima agora em 5 de novembro, e a última está marcada para 4 de dezembro.