x

Clima

Previsões indicam que Brasil terá neve nesta semana; veja onde

Conforme Climatempo, momento mais favorável para a neve será no fim da tarde desta quarta-feira (28)

mm

Publicado

em

Estrada coberta de neve em Santa Catarina
Santa Catarina será uma das localidades atingidas pela neve neste ano, segundo previsões (Reprodução/Arthur Puls)

A primeira neve do ano no Brasil pode acontecer entre esta quarta-feira (28) e quinta-feira (29), especialmente nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A previsão aponta que a combinação entre ar frio e alta umidade vai propiciar esse fenômeno climático, que, embora raro no país, costuma ocorrer nas áreas mais altas do Sul durante o outono e o inverno.

Leia também:

Cidades com probabilidade de neve

Segundo os meteorologistas, as cidades com maior chance de presenciar a neve são aquelas localizadas nos pontos mais altos das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Entre elas, destacam-se Bom Jesus e São José dos Ausentes, no território gaúcho, e São Joaquim, Urupema e Urubici, em terras catarinenses. Gramado, Canela e Caxias do Sul também entram na lista, ainda que a uma altitude mais baixa.

Há ainda uma chance, embora menor, de neve no planalto sul e norte de Santa Catarina, bem como em algumas áreas do sul do Paraná.

Previsões de neve

De acordo com o Climatempo, o período mais favorável para a neve será do fim da tarde desta quarta até o início da manhã desta quinta-feira. Isso porque, além de uma frente fria e de um ciclone, haverá uma área de baixa pressão atmosférica situada a cerca de 5 mil metros de altitude sobre o Rio Grande do Sul, o que deve reforçar ainda mais o transporte de ar gelado para as camadas superiores da atmosfera.

Neve no Brasil?

Embora a neve cause encantamento e atraia turistas, ela é um fenômeno relativamente raro no Brasil, ocorrendo apenas em algumas regiões serranas durante os meses mais frios do ano. A combinação de temperaturas abaixo de zero e umidade suficiente para a formação de flocos de neve não é comum no país.