Colunistas

Prefeitura de BH abre, amanhã, mais de 4 mil vagas para castração

A castração é uma excelente opção para garantir bem-estar para seu animal de estimação, diminuindo riscos de infecções, tumores e cânceres, além de ser a melhor opção de controle populacional para animais. Com isso em mente, a prefeitura de Belo Horizonte abre vagas para realizar castrações para mais de 4 mil animais. 

O processo de cadastramento se inicia amanhã as 08:00 e se encerra quando todas as vagas forem preenchidas, é um processo concorrido, então procure fazer logo cedo, mas não se preocupe, caso não consiga ele irá abrir novamente na última semana do mês para vagas de castração no mês seguinte. Para ser castrado o pet deve ter mais de quatro meses e menos de oito anos, os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5Kg.

Advertisement

Para se cadastrar acesse o link. Segundo o site da prefeitura: “O serviço é oferecido gratuitamente pela Prefeitura a todos os tutores que sejam residentes em Belo Horizonte e mantenham os animais no município.” Sendo possível ser agendadas até 10 castrações de animais por CPF. Sendo, no máximo, 3 marcações semanais por tutor.

Após o agendamento, o tutor receberá um e-mail informando o dia e local da marcação, além das orientações para o procedimento. Para a cirurgia o animal deve estar limpo, livre de pulgas e carrapatos, apresentar bom estado de saúde. Deve-se realizar jejum de 12 horas de água e comida no animal antes da operação.

É solicitado pela prefeitura que no dia marcado:

“O tutor deve portar seus documentos (CPF e RG) e um comprovante de residência recente, de Belo Horizonte. Os animais devem ser transportados com segurança, guia e coleira para cães e caixas de transporte para gatos. É necessário levar uma coberta para aquecer o animal após o procedimento. No dia marcado para a castração, o tutor deve comparecer ao local usando máscara, manter distância mínima de 2 metros das outras pessoas, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e não levar acompanhantes. Além disso, o dono do animal deve permanecer na unidade após a castração, até a alta.”

Não deixe de castrar seu animal, é um cuidado com ele e com a sociedade.

Vinícius Amorim

Vinicius Amorim é médico veterinário com graduação sanduíche pela University of Wisconsin, especialista em comportamento animal e pós-graduando em neurologia veterinária.

Advertisement