Curiosidades

Boteco “copo sujo” ganha Estrela Michelin e vira sensação

mm

Publicado

em

AFP

Quando se ouve que um restaurante foi agraciado com uma estrela do renomado Guia Michelin, a imagem que vem à mente é de um lugar sofisticado com um cardápio elaborado. No entanto, algumas regras existem para ser quebradas, e um pequeno estabelecimento no bairro de San Rafael, na Cidade do México, é a prova disso.

O “boteco” apertado de apenas 9 metros quadrados, chamado Tacos El Califa de León, desafiou as expectativas ao se tornar o primeiro restaurante do tipo no México a receber uma estrela Michelin. Por mais de 20 anos, o local tem atraído uma clientela fiel, oferecendo um cardápio simples e direto: tacos. O Tacos El Califa de León se destaca entre os 16 restaurantes mexicanos com estrelas Michelin, sendo o único especializado em tacos, enquanto os outros 15 apresentam menus refinados focados em frutos do mar.

A taqueria minúscula não oferece lugar para sentar; muitos clientes comem na calçada ou levam sua refeição para casa. Metade do espaço é ocupado por uma robusta grelha de aço, cuja temperatura é tão intensa quanto a pimenta servida junto com os tacos.

El Califa de León é provavelmente o menor restaurante a receber uma estrela Michelin, quebrando paradigmas e provando que excelência culinária pode ser encontrada nos lugares mais inesperados.