O Governo Lula, por meio do Ministério da Justiça, decidiu manter a classificação indicativa de “Cheias de Charme”, novela disponível no Globoplay e na programação vespertina da Globo, de segunda a sábado, a partir das 14h45.
Segundo informações publicadas no Diário Oficial, a emissora solicitou uma revisão da faixa etária recomendada para a novela, porém o Ministério da Justiça negou o pedido, alegando que a empresa “não apresentou qualquer nova situação fática ou jurídica que pudesse ensejar a reforma da decisão”.
Dessa forma, o folhetim estrelado por Leandra Leal, Taís Araújo e Isabelle Drummond permanece classificado como “não recomendado para menores de 12 anos”.
O comunicado oficial ainda destaca que “Cheias de Charme” apresenta elementos que justificam classificações mais elevadas, tais como “Apelo sexual (12 anos), ato violento (12 anos), consumo de droga lícita (12 anos), exposição de pessoa em situação constrangedora ou degradante (12 anos), insinuação sexual (12 anos), estigma ou preconceito (14 anos) e morte intencional (14 anos)”.
Além disso, o Governo Lula ressaltou a recomendação de que a novela da Globo seja exibida após às 20h na TV aberta, uma orientação que não está sendo seguida no momento.