Para quem visita o País de Gales em busca de uma experiência de hospedagem incomparável, uma opção única promete satisfazer os aventureiros mais exigentes. Localizado em uma antiga mina vitoriana de ardósia sob as montanhas de Snowdonia, este surpreendente hotel oferece uma estadia a 419 metros abaixo da terra. É um destino que atrai aqueles em busca da “maior experiência de sono subterrâneo do planeta”.
Os hóspedes podem escolher entre quatro cabanas de madeira ou uma câmara especialmente projetada com telhado de ardósia, proporcionando uma mistura de conforto e aventura rústica. No entanto, chegar às cabanas não é uma tarefa fácil. É necessário enfrentar uma caminhada extenuante de uma hora, navegando por tirolesas, câmaras inundadas e terrenos íngremes antes de chegar a este refúgio isolado.
O hotel está localizado próximo à antiga cidade mineira de Blaenau Ffestiniog. Aqueles que reservam uma estadia neste hotel subterrâneo peculiar são recebidos no Tanygrisiau Base às 17h por seu líder de viagem. A partir daqui, os convidados embarcam em uma caminhada cênica, mas desafiadora, de 45 minutos nas montanhas, com vistas de tirar o fôlego da paisagem remota do País de Gales.
No topo, os grupos recebem capacetes, lanternas de cabeça, arreios e botas de borracha. O caminho até o coração da antiga mina de ardósia é íngreme e recheado de desafios. Há escadas de antigos mineiros, pontes em decomposição e trechos escorregadios. Em cerca de uma hora, os exploradores alcançarão 419 metros de profundidade, onde uma grande porta de aço marca a chegada ao “Deep Sleep”.
Uma vez nas profundezas da terra, os hóspedes podem esquecer as tradicionais atrações noturnas de um hotel. Em vez disso, uma bebida quente os aguarda, seguida de uma refeição no estilo “expedição”, apreciada em torno de uma mesa de piquenique comunitária. O menu pode incluir delícias como churrasco de porco desfiado, chili con carne, curry de frango keema e feijão assado gourmet. Pães frescos, salada, frutas, sobremesas, chá, café e chocolate quente também estão inclusos.
Depois de saciar o apetite e fazer novas amizades, é hora de se retirar para os quartos aconchegantes. Há a opção de ficar em uma das cabanas personalizadas, suficientemente grandes para acomodar duas pessoas em camas individuais. Sujeito a disponibilidade, há também a possibilidade de fazer um upgrade para o “Grotto”, um espaço incrível esculpido na própria ardósia, adequado para dois compartilhando uma cama de casal.
A cerca de 419 metros abaixo da superfície, as temperaturas no acampamento podem ser frias. A mina mantém uma temperatura ambiente de cerca de 10 graus Celsius, semelhante às noites no País de Gales entre junho e setembro. Para manter os hóspedes aquecidos, as cabanas são revestidas termicamente com isolamento grosso. Fora das cabanas, o ambiente pode ser bastante frio, de modo que roupas quentes são recomendadas.
Descrita mais como uma “aventura de camping extremo” do que uma estadia em um hotel de luxo, as instalações de banho são básicas. Há um banheiro no local, mas funciona mais como um sistema de compostagem. Surpreendentemente, o Deep Sleep possui Wi-Fi, fornecido por um cabo Ethernet de 1 km de um cabo Ethernet reforçado a partir de uma antena 4G na superfície. No entanto, não há recepção de telefone celular. As luzes são fornecidas por um gerador, e todas as cabanas possuem iluminação interna, incluindo luzes de cabeceira, além de lanternas de reserva em cada quarto.
Um usuário do TikTok, conhecido por compartilhar aventuras no País de Gales sob a conta @ohwhataknight, compartilhou a experiência de passar uma noite nesse alojamento exclusivo. Explorador Chris destacou, “Como é incrível que uma das acomodações mais únicas do planeta esteja localizada no País de Gales”.
Aqueles que já vivenciaram essa fascinante experiência subterrânea, deixaram avaliações de cinco estrelas no TripAdvisor. Um visitante comentou: “OMG, o lugar mais incrível onde já deitei minha cabeça. Este ‘Grotto’ é incrivelmente único. Deitar-se na escuridão total, com o único som vindo de um tic-tac do relógio na parede, sabendo que a superfície está a 1.375 pés acima de você, é surreal. Mas logo você é acolhido por uma cama pré-aquecida, proporcionando um sono super relaxante”.
Os preços começam a partir de £ 375 por noite para uma estadia nas cabanas, ou £ 575 para experimentar o silêncio absoluto do Grotto. A Go Below, empresa por trás do hotel mais profundo do mundo, também oferece passeios de cavernas recheados de aventuras no Norte de Gales.