Curiosidades
Conclave: quem é o cardeal que anunciou Papa Leão XIV
Escolha do novo líder da Igreja Católica, Papa Leão XIV, foi confirmada após conclave; Dominique Mamberti foi quem fez o anúncio
A chaminé da Capela Sistina lançou fumaça branca e os sinos tocaram nesta quinta-feira (8/5), sinal claro: os cardeais escolheram o novo papa. A identidade do pontífice foi divulgada nesta tarde após o anúncio oficial do cardeal francês Dominique Mamberti. O novo líder da Igreja Católica é o estadunidense Robert Francis Prevost, de 69 anos, que adotou o nome de Papa Leão XIV.
Mamberti, como cardeal protodiácono — o mais antigo entre os cardeais-diáconos —, recebeu a tarefa de declarar a famosa frase “Habemus Papam” e revelar o nome do sucessor de Francisco. Ele ocupa essa posição desde 2015, quando foi nomeado cardeal por Jorge Bergoglio.
Leia mais
- Escolha do novo papa lota Praça de São Pedro e enche dois Mineirões online
- O que é Conclave? Entenda eleição que definirá novo Papa
- Saiba quem é a brasileira que leu a Oração Universal na missa do conclave
Nascido em Marraquexe, no Marrocos, em 1952, Mamberti é filho de franceses que voltaram à França logo após o seu nascimento.
O conclave começou na quarta-feira (7/5). Desde então, os cardeais permaneceram isolados no Vaticano, em sessões secretas de votação para definir quem comandará a Igreja Católica nos próximos anos.
O trono papal estava desocupado desde 21 de abril, quando Francisco morreu. Bergoglio entrou para a história como o primeiro papa latino-americano, assumindo o posto após a renúncia de Bento XVI.