Curiosidades

Cor do xixi e tonalidades podem indicar doenças graves

A cor do xixi pode servir de alerta para problemas de saúde simples e mais graves. Dependendo da pigmentação, uma pessoa pode descobrir tanto uma desidratação quanto problemas renais caso fique atenta não só a cor, mas também ao odor e textura do líquido. E essa alteração pode estar ligada a diferentes fatores.

Conforme uma coluna publicada pelo “VivaBem”, do UOL, a ingestão de alguns alimentos e medicamentos podem fazer com que o xixi sofra mudanças, que muitas vezes não significam que há de fato algo de errado com a saúde. Mas é bom ficar atento, já que cores como alaranjada podem indicar problemas mais sérios.

Advertisement

No caso de um líquido turvo e com cheiro diferente, isso pode ser reflexo apenas de uma infecção urinária, já pacientes com hepatite podem fazer um xixi alaranjado. Embora muitos pacientes achem que quanto mais claro melhor, um líquido transparente pode indicar que os rins não estão filtrando as impurezas.

Quando se encontra rosa ou vermelho, isso pode ser reflexo apenas da ingestão de beterraba como também de sangue na urina, o que pode alertar para cálculos renais. Já as tonalidades verde e azul são consequência da ingestão de remédios e preto indica para a possibilidade do fígado estar lesionado ou inflamado.

Quanto a liberação de espuma ao urinar, cuidado! Esse pode ser um sinal de perda de proteínas do organismo, no entanto, em qualquer um dos sintomas observados o indicado é procurar um médico..

Mariana Valbão

Advertisement