No último sábado (30) uma senhora de 80 anos faleceu ao ser atacada por um elefante, no maior parque da Zâmbia, Parque Nacional Kafue. Segundo testemunhas, o animal, que pesa 5 toneladas, perseguiu o jipe em que a senhora e mais cinco pessoas estavam durante um safári, por aproximadamente 800 metros, até que conseguiu derrubar o veículo e destruí-lo. A idosa não resistiu aos ferimentos e morreu, sua identidade não foi revelada.
No vídeo é possível ver o elefante perseguindo o veículo, o que aos poucos vai gerando desespero nos turistas que percebem o comportamento do animal. O motorista do jipe em certo momento, para o veículo de forma repentina o que faz com que o elefante se aproximasse e tombasse o carro em estavam os turistas.
Outros quatro turistas sofreram apenas lesões leves e receberam atendimento médico na unidade de saúde local. Já um dos turistas teve que ser levado ao hospital particular na África do Sul por apresentar ferimentos graves, o estado de saúde ainda não foi divulgado. O corpo da idosa foi transportado para os Estados Unidos (de onde era natural) de avião.
Os turistas estavam hospedados no Lupufa River Camp, um hotel que fica dentro da reserva natural mais antiga e a segunda maior do mundo,o hotel conta com hospedagens com diária que pode chegar a 350 libras esterlinas (R$2,2 mil na conversão atual).
Keith Vincent, responsável pela empresa que opera expedições no parque, afirma que o episódio foi inesperado e que infelizmente o veículo foi bloqueado pela vegetação, motivo pelo qual o motorista não pôde prosseguir. O parque prestou total e imediata assistência aos turistas.