Miguel lidera o ranking de nomes masculinos mais registrados (Foto: pixabay)
A preferência dos pais por nomes curtos e tradicionais se manteve firme em 2024. Segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), Helena dominou o topo da lista de nomes mais registrados tanto no Brasil quanto em Minas Gerais. O nome foi escolhido para 25.287 meninas no país, sendo 2.837 apenas em território mineiro.
Na segunda posição, Miguel segue como favorito entre os meninos. O nome apareceu em 24.561 certidões de nascimento em todo o país, sendo 2.527 delas em Minas.
Leia mais
Enquanto Gael garantiu o terceiro lugar nacional com 21.822 registros, os mineiros colocaram Cecilia na terceira posição estadual, com 2.247 ocorrências. Na capital Belo Horizonte, Helena também se destacou como o nome mais frequente entre os recém-nascidos.
A lista divulgada pela Arpen Brasil mostra um retrato fiel das tendências culturais e afetivas que influenciam as escolhas dos pais. Nomes compostos como Maria Cecília e Maria Alice ainda mantêm força, enquanto opções como Ravi, Theo, Noah e Maite apontam para uma valorização de nomes modernos e com sonoridade leve.