Uma cena de um pedido em um sinal de trânsito em Guwahati (estado de Assam, Índia) pedindo dinheiro, gerou uma pequena discussão sobre a expansão da tecnologia. Isso porque o homem que estava pedindo tinha um papel pendurado em seu pescoço com um QR Code.
O QR Code é uma versão bidimensional do código de barras capaz de transmitir uma grande variedade de informações através de um scan e após décadas ele se tornou popular, sendo utilizado em pagamentos digitais por ser mais fácil e rápido.
Com isso, o motorista ao perceber a placa, optou por realizar uma doação pelo celular e não em dar dinheiro. Nas redes sociais as pessoas reagiram ao episódio e chamaram o pedinte de “profissional”.
De acordo com o “India.com”, site que noticiou, esse episódio mostra que “a tecnologia realmente não conhece limites. É uma prova do poder da tecnologia para transcender barreiras, mesmo as socioeconômicas”.
A cada dia que passa o QR Code tem expandido sua ação, sendo utilizado por comércios modernos ou vendedores de chá à beira da estrada.