x

Curiosidades

Saiba quais os países onde ainda vigora a Monarquia com reis e rainhas

mm

Publicado

em

Ben Stansall / Pool/ AFP
Rei Charles III foi coroado recentemente, mas Monarquia britânica é só um exemplo das diversas pelo mundo

No início deste mês, o rei Charles III foi coroado na Inglaterra após oito meses da morte da rainha Elizabeth II. Embora a história britânica seja o exemplo mais conhecido em todo o mundo de um sistema político de Monarquia, há outros países nos quais ainda há reis e princípes. Como neste caso, o poder decorre da hereditariedade, outras formas de governo acabaram sendo implantadas ao longo da contemporaneidade.

Na própria Inglaterra, o monarca é o Chefe de Estado, no entanto, há um primeiro-ministro ou presidente que se coloca como Chefe de Governo e é votado pela população. Em países como Holanda e Espanha, o mesmo acontece. Mas, há ainda países no Oriente Médio onde o monarca representa a unidade nacional e comanda o país nas decisões políticas.

Confira abaixo países onde a Monarquia ainda opera:

Arábia Saudita, Marrocos, Jordânia, Omã, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos e Bahrein são exemplos de Monarquia governante. Isso porque, não é preciso necessariamente um primeiro-ministro ser eleito. Os monarcas desses países são os Chefes de Estado e também se colocam como Chefes de Governo. Esse sistema político, no entanto, vai contra as transformações que aconteceram no mundo e que exigiram uma forma política onde houvesse manutenção dos governantes no poder.

Há ainda o sistema de Soberania com Poder, que é o caso da Tailândia, Butão, nação do Pacífico de Tonga e dos principados europeus de Mônaco e Liechtenstein. Nesses casos, os poderes dos monarcas são delimitados pela Constituição e portanto, eles também seguem a lei.

Já em alguns países, a tradição de continuar o legado das antigas Monarquias faz com que alguns representantes sejam apenas simbólicos. No Japão, Bélgica, Espanha, Suécia, Noruega, Holanda, Dinamarca e Luxemburgo, a figura dos reis e rainhas é mais importante do que sua função política propriamente dita. Ou seja, muitos destes cumprem um papel emblemático, se abstendo de um poder real.

São cerca de 44 monarquias pelo mundo, sendo que a maioria faz parte da Commonwealth, comandada pela monarquia britânica.