Curiosidades

Peixe invasor com 18 espinhos é encontrado em destino turístico; veja qual

Moradores da praia de Taipu de Fora, em Maraú, no sul da Bahia, capturaram um peixe-leão no lugar, que é constantemente visitado por turistas. A espécie invasora é altamente venenosa e pode causar sérios danos ao ecossistema marinho. O animal foi encontrado em uma área de transição entre rio e mar, fundamental para o equilíbrio ambiental e proteção contra mudanças climáticas.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Maraú, o peixe-leão se reproduz rapidamente, não tem predadores naturais e pode consumir até 30 peixes em 20 minutos.

Advertisement

Leia mais:

O que fazer em caso de encontro com o animal?

Caso encontre o peixe-leão, a recomendação é evitar o contato direto com o animal, registrar a ocorrência e acionar os órgãos ambientais. A espécie já foi identificada também em Salvador e Morro de São Paulo, mas ainda não há um programa de monitoramento contínuo.

Além do peixe-leão, a Baía de Todos-os-Santos sofre com a presença de outras espécies invasoras. Na última semana, mais de 5 toneladas de corais exóticos foram removidas da Ilha de Itaparica em uma ação conjunta da prefeitura local e órgãos ambientais.

Pesquisadores identificaram também 36 espécies invasoras na região, e um protocolo emergencial está sendo elaborado para conter os impactos.

Duda Sperandio

Jornalista formada pela UFMG, com passagens pela CBN e Rede Minas. Faz mestrado em Comunicação Social na UFMG e atua no SouBH e Aqui desde janeiro de 2025.

Advertisement