Curiosidades

Recorde: brasileira de 116 anos pode ser a mais velha do mundo

Uma moradora de Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, Alagoas, chegou aos 116 anos e pode ser candidata ao título de mulher mais velha do planeta. Documentos como a carteira de identidade e o registro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais indicam que ela nasceu em 2 de fevereiro de 1909.

Leia também:

Advertisement

Disputa

O Guinness World Records, baseado nos dados LongeviQuest, atesta que a atual recordista mundial é a britânica Ethel Caterhan, que completou 116 anos em agosto. Entretanto, a alagoana natural de Capela é ainda mais velha, tendo nascido seis meses antes.

O desafio até o reconhecimento se deve à ausência da certidão de nascimento original. Ela foi perdida durante a enchente de 2010 que destruiu cartórios e registros em Murici, onde Joana foi registrada. Desde então, a família tenta obter reconhecimento internacional com base nos documentos que restaram, mas o processo esbarra na exigência do registro oficial.

Lembranças centenárias

Hoje, dona Joana vive com a filha, Maria de Lourdes, que cuida da rotina da idosa. Ela conta que a mãe, por gostar de passar a noite cantando, só acorda perto do meio-dia.

Além do vigor, as memórias que dona Joana coleciona também impressionam. Estão presentes figuras como Luiz Gonzaga, que teria tocado em seu casamento — uma festa de três dias — e o próprio Lampião.

Segundo o relato da alagoana, o rei do cangaço apareceu enfeitado em sua casa, com o chapéu brilhante, enquanto ela se escondia, amedrontada, debaixo da cama. Ele ainda teria elogiado o cheiro de sua comida e anunciado que levaria um pouco de feijão.

Alegria em família

Para que se mantenha forte e preparada para as próximas aventuras, a saúde de dona Joana é acompanhada semanalmente por médicos e enfermeiros do programa Melhor em Casa, da prefeitura de Rio Largo, que fornece medicação e fraldas. Afinal, a festa de 117 anos já começou a ser preparada e a aguarda no ano que vem.

A família segue em busca do reconhecimento da idosa como mulher mais velha do mundo. Dona Joana, que não chegou a estudar, se orgulha do clã extenso que construiu, formado por cerca de 50 netos e bisnetos. Convidados para a celebração não vão faltar.

Mariana Cardoso Carvalho

Advertisement