Em 2024 houve uma melhoria de 2,8% em resolução dos problemas
O Procon-SP divulgou na última quinta-feira (13) uma lista das empresas que mais receberam reclamações em 2024. A liderança ficou com a Yeesco, a loja online de roupas, seguida pela concessionária de energia Enel e, por fim, pela Hurb Technologies, a agência online de viagens.
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O órgão de defesa do consumidor divulgou que 255.536 reclamações não tiveram solução inicial, resultando na abertura de processos administrativos. A lista de empresas é elaborada a partir dessas ocorrências, sendo 238.995 registradas diretamente na Fundação Procon-SP e 16.541 encaminhadas pelos 71 Procons Municipais envolvidos na pesquisa.
A Yeesco recebeu 10.647 queixas. A Enel Eletropaulo e a Hurb somaram, respectivamente, 8.508 e 7.554 registros de reclamações.
Em relação as resoluções, Yeesco resolveu 29,6% das queixas; a Enel Eletropaulo 16,4%; e a Hurb Technologies,3%.
Considerando apenas os registros de reclamações, sem incluir atendimentos, foram contabilizadas 679 mil queixas em 2024 e 672 mil em 2023. O índice de solução alcançou 60,8% e 58,0%, respectivamente, representando uma melhoria de 2,8 pontos percentuais na resolução dos problemas já no primeiro contato entre consumidor e fornecedor, realizado diretamente pela plataforma ProconSP Digital.