A situação de Martina Oliveira, uma conhecida atriz de filmes adultos, complicou-se drasticamente após ela tomar uma decisão controversa: leiloar seus próprios dentes sisos. O caso ganhou notoriedade na internet e desencadeou uma série de debates e desdobramentos legais. A prática, considerada crime pela legislação brasileira, pode trazer sérias consequências para a jovem.
Reação nas redes sociais
Martina usou a plataforma X/Twitter – para divulgar sua ideia. Em resposta, a escritora e ativista Alice Priestly comentou: “Moça, isso é literalmente crime… dente é considerado um órgão pela legislação e venda de órgãos é ilegal.” Alice ainda anexou um print explicando a legislação com mais detalhes. “Em 1997, quando foi formulada a nova Lei de Transplantes Brasileira (lei nº 9434 de 04/02/1997), os dentes passaram a ser reconhecidos como órgãos. Dessa maneira, tanto a venda como a compra de dentes passou a ser considerada ilegal, se enquadrando no mesmo artigo 15 do Código Civil Brasileiro”, esclarecia a explicação. Assim, ficou evidente que o ato de Martina se configura como crime.
Entendendo a situação
Na tarde de terça-feira, 18 de junho, Martina compartilhou com seus seguidores que estava leiloando seus dentes sisos. A ideia não surgiu do nada. Recentemente, ela havia postado no Instagram sobre a extração de dois de seus dentes sisos. Poucos dias depois, ela revelou ter recebido uma proposta incomum: um homem ofereceu 10 mil reais pelos dentes extraídos.
“Na semana passada eu recebi uma proposta inusitada de um homem, vender meus dentes sisos por 10 MIL!!! Esse homem me deu uma brilhante ideia…. Por que não vender algo tão exclusivo, que vai ser único!?” escreveu Martina. Ela então anunciou que estava leiloando seus dentes a partir de 40 mil reais. “Já pensou em tudo que você vai poder fazer com eles? Joias, item de decoração ou até feitiço!” completou a atriz.
Implicações legais
Diante da repercussão, Martina pode enfrentar sérios problemas legais. De acordo com a Lei de Transplantes Brasileira, a venda de órgãos, incluindo dentes, é ilegal e pode resultar em penas de 2 a 4 anos de reclusão. A atriz, ao tentar lucrar com algo tão inusitado, pode acabar colhendo consequências severas por sua ação.