Há alguns anos a Globo Minas viu a liderança em Belo Horizonte ser tomada pelo apresentador da Mauro Tramonte quando o assunto é o jornal do almoço, com o seu Balanço Geral.
Um drama similar era enfrentado pela Globo de Salvador, na Bahia, com a Rede Bahia, que há anos perdia a liderança para a Record de lá.
A emissora conseguiu virar o jogo e retomou a liderança nos últimos meses depois de tirar alguns nomes da concorrente e mudar um pouco sua programação.
Agora a Globo Minas, que ficará subordinada diretamente ao Rio de Janeiro, onde fica a sede do canal, quer fazer o que mesmo com a filial de BH e vê em um outro concorrente a chance de salvar sua programação do meio dia.
É que o apresentador Eduardo Costa, que saiu da Record Minas para ser candidato ao governo de Minas na chapa de Romeu Zema e acabou não concorrendo por um pesado jogo político, acertou com a Band Minas.
Como ele foi um grande sucesso na antiga emissora e é um apresentador muito querido e com público fiel, a Globo acredita que ele possa dividir público com Tramonte, o que faria o MGTV voltar a ter vantagem no ranking do Ibope.
Mesmo que não signifique necessariamente uma retomada de público, ajudará o canal em seu plano comercial.