Entretenimento

Faustão aguarda transplante de coração por tempo indeterminado

O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, mais conhecido como Faustão, aguarda um transplante de coração na fila do SUS. Diagnosticado com insuficiência cardíaca após uma bateria de exames, o veterano das telinhas está internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Recebendo medicamentos para manter seu quadro instável, Faustão pode esperar por um tempo indeterminado para receber o novo órgão. Isso porque, os critérios para que o transplante aconteça dependem de alguns fatores como gravidade do caso e piora progressiva no estado de saúde.

Advertisement

Atualmente, existem cerca de 65 mil brasileiros à espera de um transplante, sendo que desses 380 aguardam por um coração, assim como Faustão. O apresentador gravou um recado para acalmar os fãs após as últimas notícias sobre seu tratamento e afirmou que confia nos bons médicos que estão acompanhando seu quadro.

“Eu estou ainda nesse tratamento, eles vão decidir que tipo de cirurgia podem fazer e eu peço que, quem gosta de mim, reze por mim”, disse. Sobre o tempo do transplante do apresentador, o médico cardiologista Marcos Tenuta Jr., do Hospital do Coração (HCor) explicou em entrevista ao Notícias da TV.

“A fila de transplante no Brasil é única e gerenciada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Quando o médico especialista identifica um paciente candidato a transplante, o submete a uma série de exames obrigatórios e o inscreve na fila compartilhando os dados clínicos com a central nacional”, disse.

Ele acrescentou que da mesma maneira, o sistema organiza os órgãos doados de acordo com as informações registradas dos pacientes. “Da mesma forma, quando surgem os órgãos doados, eles são analisados com exames de compatibilidade, conflitando-os com os pacientes em fila. Aquele paciente que for compatível e que estiver em prioridade recebe o órgão doado”, acrescentou.

Mariana Valbão

Advertisement