Entretenimento

Faustão passou na frente na fila do Sus de novo e motivo é revelado

O apresentador de televisão Faustão já pode comemorar: ele passou por um segundo transplante de órgão na manhã desta segunda-feira, 26, e mais uma vez a operação foi considerada um grande sucesso pelos médicos.

A necessidade de um segundo transplante não era nova para o comunicador. Desde setembro do ano passado ele passava por hemodiálise e sabia que seu órgão não estava funcionando corretamente mais.

Advertisement

Ele então entraria na fila para receber um rim. Em dezembro ele voltou para a fila do Sus, mas a coisa piorou por causa de uma insuficiência cardíaca.

Leia também: Faustão sai da UTI e dá depoimento: “Rim é mais tranquilo”

A Lei de São Paulo também estabelece que um dos critérios para que um paciente seja priorizado na fila dos transplante é caso ele tenha recebido um anterior de coração, pulmão, pâncreas, rim ou fígado.

Como após um transplante o paciente precisa tomar remédios para garantir que o órgão não seja rejeitado, há uma grande chance que ele desenvolva insuficiência renal, caso de Faustão.

Segundo o médico Lucio Requião, secretário geral da Sociedade Brasileira de Nefrologia, outros dois critérios possibilitam que um paciente passe na frente em São Paulo:

se ele já tiver doado um órgão, é considerado que fez uma boa ação no passado e recebe o benefício. Também se ficar comprovada a incapacidade de fazer diálise.

Fhilipe pelajjio

Advertisement