Um dos maiores apresentadores de televisão de todos os tempos, Faustão enfrenta um drama parecido com o de milhares de brasileiros que estão na fila para um transplante de órgãos no Brasil.
Aqui a única forma de conseguir um novo órgão é pela fila do SUS e no caso de Fausto Silva, que tem 73 anos, a espera pode ser de até 18 meses para obter um novo coração. Mas de acordo com o site TV Foco, citando como fonte o SBT, a espera pode ser menor.
Faustão poderia “furar a fila” do transplante se conseguisse ir para outro país realizar a cirurgia. Nos Estados Unidos isso é possível porque há duas filas separadas: a pública e a particular.
Na pública, todos esperam juntos, como no SUS, mas na rede particular há uma certa prioridade para os receptores. Na estimativa, o tempo para Faustão receber um novo coração cairia para cerca de 5 meses.
Entretanto há um alto preço a se pagar pela prioridade. É preciso desembolsar pelo menos USD 1,6 milhão, o que na cotação de hoje dão pelo menos R$ 8 milhões. Não que dinheiro seja um problema para Faustão, que é bilionário (veja fortuna dele).
A atriz e apresentadora Antônia Fontenele causou polêmica e deixou os seguidores horrorizados ao comentar sobre o procedimento de Faustão. Ao desejar que ele encontre logo um doador, sugeriu que seja um “coração mais nobre”:
E que seja um coração mais nobre, mais generoso, justo. Porque quando meu marido morreu, o Faustão chamou a esposa do Otaviano Costa e disse: ‘Marcos Paulo morreu e deixou três filhar e uma viúva’, conversando com Flávia Alessandra. E isso eu não vou esquecer. Eu te perdoo, Faustão, está perdoadíssimo”