Entretenimento

Faustão recebeu coração após equipe do 1º paciente da fila recusar órgão

O apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, passou por um transplante cardíaco no último domingo (27). O procedimeto foi bem sucedido, mas chamou a atenção pela rapidez com que o famoso conseguiu um novo órgão. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, a prioridade teve relação com seu grave estado de saúde.

Ocupando o 2º lugar no sistema que gerenciava os requisitos dos pacientes aguardando o transplante, Faustão conseguiu o órgão depois que a equipe médica do 1º paciente da fila descartou o procedimento. Além disso, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo informou que receptores do mesmo grupo tipo sanguíneo de Faustão, B, demoram de 1 a 3 meses para conseguirem o procedimento.

Advertisement

“A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção”, informou a Central.

A cirurgia aconteceu no Hospital Albert Einstein, onde o apresentador está internado desde o dia 5 de agosto, e durou cerca de 2h30. O boletim divulgado pela unidade hospitalar informou: “O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”.

Depois de especulações de que o apresentador teria furado a fila de transplantes, o filho de Faustão, João Guilherme Silva republicou uma postagem de Enzo Celulari rebatendo as acusações. Nas redes, o filho de Claudia Raia compartilhou informações de como funciona a seleção feita pelo Ministério da Saúde.

Mariana Valbão

Advertisement