Entretenimento

Globo adverte jornalistas que fazem ‘bico’ fora da emissora

Recentemente, a demissão de Lívia Torres da TV Globo pegou muitos jornalistas da emissora de surpresa. A alegação foi de que ela apresentou um evento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sem autorização, mas ainda assim a atitude foi considerada exagerada já que outros profissionais fazem o mesmo. Para evitar o mesmo tipo de problema, a Globo teria advertido alguns apresentadores.

Silvana Ramiro e Flávio Fachel, por exemplo, do “Bom Dia Rio” tiraram informações de seus perfis de trabalho quanto a atividades extras. A apresentadora exibia a função de media training no LinkedIn. “Apresentadora de TV | Treinamentos em Comunicação | Media Training | Gerenciamento de Crise | Mentoria Executiva | Mestre de Cerimônias | Mediações e Palestras”, exibia em suas redes.

Advertisement

Flávio também apagou posts de publicidade no mesmo aplicativo. Isso porque, a Globo analisou os “bicos” realizados por ambos os apresentadores e resolveu advertí-los para que não fossem dispensados assim como Lívia Torres.

Outros profissionais também foram alertados quanto a essas atividades extras e orientados a seguirem a conduta da Globo. As regras da emissora são para que seus funcionários não comprometam a isenção do jornalismo, como declarar preferência por um partido ou time de futebol.

Sobre a demissão recente que surpreendeu outros funcionários, a emissora afirmou que as participações de jornalistas em eventos “devem ser precedidas de autorização da chefia, devem ocorrer em eventos fechados e sem transmissão pública”.

Mariana Valbão

Advertisement