Entretenimento
Globo anuncia fim de contrato com afiliada local alegando corrupção
A TV Gazeta, emissora afiliada à Rede Globo em Alagoas, entrou com um pedido no processo de recuperação judicial para exigir a renovação do contrato de retransmissão. A afiliada local pertence ao ex-presidente Fernando Collor de Melo, condenado pelo STF por corrupção.
A medida da Gazeta visa evitar a falência do conglomerado de comunicação de Collor, que enfrenta sérias dificuldades financeiras e está sendo investigado por fraudes.
O pedido foi feito pela TV Gazeta no dia 8 de novembro e a resposta da Globo foi anexada ao processo no dia 17, tendo sido obtida pelo UOL.
A Globo informou à TV Gazeta, em 4 de outubro, que encerrará a parceria de 48 anos com o grupo alagoano até o final do ano.
O contrato entre a Globo e a TV Gazeta se encerra em 31 de dezembro e, a partir de 1º de janeiro de 2024, caso não haja uma decisão judicial contrária, a Globo terá uma nova empresa afiliada em Alagoas: o grupo Asa Branca, que já é parceiro da emissora carioca para retransmissão em Caruaru (PE).
Falência da emissora de Collor
A disputa entre a TV Gazeta e a Globo ganhou destaque nacional devido às consequências que pode acarretar para ambas as partes. Para a emissora alagoana, a renovação do contrato é fundamental para sua sobrevivência e recuperação financeira. Já para a Globo, a substituição da afiliada pode representar uma mudança significativa em sua presença no mercado de Alagoas.