Entretenimento

Globo Minas será afetada pela onda de demissões e perderá autonomia

A onda de demissões que está atingindo a Rede Globo não poupará a Globo Minas, emissora afiliada que cobre Belo Horizonte e a região metropolita. Profissionais com altos salários estão sendo cortados.

Depois de um ano de prejuízo, o Grupo Globo voltou a ter lucro no ano passado, de R$ 1,25 bilhão.

Advertisement

O problema é que o resultado positivo só foi atingido porque a empresa vendeu para a Sony Music a gravadora Som Livre pelo valor de 1,295 bilhão. Ou seja, sem o negócio, haveria um novo prejuízo milionário.

Para evitar um terceiro ano ruim seguido, a ordem é cortar o máximo de custos possível e demitir profissionais que ganham muito e produzem pouco.

Saiu agora: Globo Minas demite diretor de jornalismo Marcelo Moreira

Globo Rio quer assumir a Globo Minas

O Aqui conversou com fontes no Rio de Janeiro, onde o jornalismo do canal é chefiado, e descobriu que faz parte dos planos da rede tomar o controle de duas afiliadas.

A Globo Minas, de Belo Horizonte e a afiliada de Recife podem sofrer cortes na direção de jornalismo nos próximos dias. Assim o departamento passará a responder diretamente ao Rio.

Leia também: Apresentadora da Globo Minas Iana Coimbra pede de missão e diz o motivo

Carnaval criou problemas

O Carnaval de Belo Horizonte neste ano foi um dos fatores chave para a tomada da decisão. A Globo Minas se negou a participar da cobertura dos blocos de rua para o programa especial Glô na Rua.

Apesar do Carnaval na capital mineira ter ficado famoso exatamente por causa dos blocos, a emissora alegou problemas nas escalas dos jornalistas para não participar da programação especial.

Um outro ponto de atrito teria sido o desejo do canal em criar mais um telejornal local para concorrer com os policialescos Brasil Urgente e Cidade Alerta. A Globo Minas teria mostrado pouca disponibilidade para abraçar o projeto.

Fhilipe pelajjio

Advertisement