Entretenimento

Humberto Martins diz que ganhou muito dinheiro em ensaio nu

mm

Publicado

em

Reprodução / Instagram

Aos 63 anos, Humberto Martins abriu o coração sobre os traumas que enfrentou ao interpretar personagens descamisados em novelas da Globo. Ele sente que a exposição de seu corpo, usada para atrair audiência, comprometeu sua percepção como ator. No entanto, esses papéis de destaque lhe renderam convites lucrativos, como o ensaio nu para a extinta revista Íntima.

O ensaio nu e a questão financeira

Em 2000, enquanto interpretava um personagem sem camisa em “Uga Uga”, Humberto recebeu a proposta para posar nu. Ele aceitou, destacando que o ensaio foi feito de maneira sofisticada. “Era uma coisa chique, fina? Claro que eu não ia fazer se fosse uma coisa chula e despropositada. Tanto que eu fui quem montou o roteiro das fotos. Não ia tirar a roupa gratuitamente”, comentou no podcast Papagaio Falante. Embora não tenha revelado o valor recebido, enfatizou que foi bem recompensado e que teve controle criativo sobre as fotos.

A experiência no set

O ensaio fotográfico, realizado no Rio de Janeiro, incluiu duas edições. Na primeira, Humberto posou nu em um veleiro. Na segunda, após uma proposta financeira significativa, ele aceitou fazer um nu frontal. Martins relatou que não teve problemas em ficar completamente despido nos bastidores, interagindo naturalmente com a equipe da revista.

Reflexões sobre os papéis descamisados

Durante uma entrevista no podcast Aloha, Martins confessou que não gostava dos papéis descamisados. Ele se sentia reduzido a um símbolo de aparência física, o que obscurecia seu talento como ator. “As pessoas mandavam essa, tipo, ‘a pessoa é famosa por causa disso’ e acaba que não enxergam o ator. Isso teve um certo trauma sim para mim, porque eu imprimia bastante dramaturgia nos personagens”, revelou. Colegas de trabalho também faziam piadas, dizendo que não o reconheciam quando estava de camisa, o que ele achava pejorativo.

Evolução das novelas

Martins destacou que esses papéis eram característicos das novelas escritas por Carlos Lombardi e que, atualmente, o termo “descamisado” perdeu sua conotação negativa. “Acabou virando (um termo) ok. Era uma época testosterônica, vamos dizer assim, de novelas com embasamento muito hétero, e hoje mudou bastante”, refletiu.

Carreira na Globo

Humberto Martins possui uma carreira consagrada na TV Globo, protagonizando sucessos como “Uga Uga” (2000) e “Kubanacan” (2003). Hoje, sem contrato fixo com a emissora, sua última participação em uma novela foi em “Travessia” (2022).