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Ivete Sangalo e Ludmilla cancelam turnês após fracasso em vendas de ingressos

Nesta quarta-feira (15), os fãs de Ivete Sangalo e Ludmilla foram surpreendidos com o anúncio do cancelamento de suas aguardadas turnês. Ambas as cantoras tinham eventos planejados para este ano, mas problemas com a produtora 30e levaram à decisão drástica.

Ivete Sangalo estava prestes a embarcar em uma jornada pelo Brasil com sua turnê “A Festa”, uma celebração dos seus 30 anos de carreira. O projeto contemplava 30 shows em 30 cidades diferentes, marcando o início para 29 de junho.

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Por sua vez, Ludmilla tinha programada a turnê “Ludmilla in the House”, uma comemoração pelos seus dez anos de estrada. O primeiro espetáculo estava agendado para 25 de maio, no Rio de Janeiro.

Ambas as artistas emitiram comunicados para explicar a difícil decisão, apontando a 30e como responsável pelos problemas enfrentados. Ludmilla destacou que a produtora não cumpriu itens essenciais acordados anteriormente, enquanto Ivete ressaltou a falta de um planejamento adequado, também estipulado em contrato.

Ivete Sangalo expressou: “Mas a realização de um projeto dessa magnitude exige a mobilização de uma estrutura complexa, que só se viabilizaria se houvesse um nível de planejamento e organização adequados, que garantissem, com a antecedência necessária, todas as condições prometidas, esperadas e pactuadas em contrato”

Já Ludmilla afirmou: “A decisão foi tomada mediante o não cumprimento por parte da produtora responsável pela turnê das condições previstas no pré-contrato para a viabilidade dos shows planejados há meses.”

Billboard Brasil atrela o cancelamento dos shows ao fracasso de vendas

De acordo com a Billboard Brasil, a produtora, empolgada pelo sucesso da turnê “Encontro” dos Titãs, mergulhou em um otimismo exagerado, resultando em uma série de falhas estratégicas que culminaram nesse desfecho desastroso.

Ivete Sangalo, uma das maiores vozes do país, deu início à sua turnê em celebração aos 30 anos de carreira com um grandioso show no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Apesar da pompa, as vendas foram um fracasso retumbante. Relatos indicam que membros da equipe chegaram a distribuir ingressos em um shopping da cidade na tentativa desesperada de atrair público. Mesmo diante desse cenário, a produtora insistiu na continuidade da turnê “A Festa”.

Os resultados foram desastrosos. O segundo show de Ivete, na Arena Manaus, com capacidade para 44 mil pessoas, registrou a venda de pouco mais de 2.500 ingressos. Em Presidente Prudente (SP), a situação foi ainda mais alarmante, com menos de cem ingressos comercializados.

Ludmilla também enfrentou dificuldades semelhantes. Estima-se que a artista tenha recebido um adiantamento milionário para sua turnê “Ludmilla in the House” pela 30e. No entanto, as dez apresentações planejadas se resumiram a apenas duas, que agora, acabaram sendo canceladas.

Os shows da cantora foram marcados em locais com capacidade para entre 10 mil e 20 mil pessoas, mas as vendas não passaram de 500 bilhetes. Uma fonte do meio artístico, em off para a Billboard Brasil, comentou que “A 30e comprou Ludmilla e achou que tinha o “Numanice”, em referência ao sucesso anterior da cantora.

O preço elevado dos ingressos foi citado por especialistas como um fator crucial para a baixa adesão, especialmente em regiões com salários médios mais baixos, como Belém, onde os ingressos variavam de R$150 a R$3.000 por pessoa, contrastando com a média salarial de R$2.200 na região Norte.

A sensação de que grandes turnês podem ser bem-sucedidas, baseada em casos excepcionais como a dos Titãs, levou as empresas a apostarem sem garantias sólidas. No entanto, a realidade é que nem todas as produções funcionam como as de artistas consagrados.

Outra questão apontada foi o alto investimento em produção, muitas vezes sem limites claros, resultando em shows excessivamente caros. Esse modelo levou as produtoras a trabalharem com dívidas e a adiantarem verba de bilheteria para cobrir os custos, criando um ciclo de problemas financeiros.

Segundo apurações da Billboard Brasil, ambas as cantoras estavam cientes das baixas vendas de ingressos. Em situações como essa, a produtora parceira busca readequar a turnê para evitar prejuízos para todas as partes envolvidas, considerando os altos custos envolvidos.

O cancelamento simultâneo das turnês de Ivete Sangalo e Ludmilla levanta questões sobre a saúde financeira e a viabilidade de grandes produções no mercado do showbiz, destacando a necessidade de uma abordagem mais cautelosa e realista para garantir o sucesso e a sustentabilidade desses eventos.

30e se pronuncia

Em resposta, a 30e emitiu um comunicado oficial, demonstrando surpresa e lamentando a decisão “unilateral” das artistas. A empresa explicou que propôs adequações para a turnê “A Festa” devido a questões de demanda, mas foi surpreendida pelo cancelamento. Quanto à turnê “Ludmilla in the House”, afirmaram que não houve negociação prévia à decisão da artista.

“A produtora lamenta, mas respeita a decisão unilateral das artistas e esclarece que, em nenhum momento, avaliou o cancelamento das duas turnês. Em relação à turnê ‘Festa’, por questões de demanda, a empresa propôs à artista e sua equipe uma readequação da estrutura e produção e foi surpreendida com o comunicado publicado. Em relação à turnê ‘Ludmilla in the house tour’, não houve nenhuma negociação anterior à decisão exclusiva da artista, e seu comunicado.

Com mais de três milhões de pessoas impactadas anualmente pelos eventos que promove, realiza e produz, a 30e pode afirmar sua integral capacidade para cumprir seus compromissos com seus clientes, parceiros e patrocinadores, e informa que as demais turnês anunciadas estão confirmadas e ocorrerão.” 

O cancelamento dessas turnês não apenas frustrou os fãs, mas também gerou questionamentos sobre a dinâmica e os desafios enfrentados no mercado do showbiz, onde planejamento, execução e parcerias são fundamentais para o sucesso de grandes empreendimentos artísticos como esses.

Marcos Amaral

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