Márcio Garcia, ator e apresentador, está em meio a uma batalha com a Light, fornecedora de energia do Rio de Janeiro, devido ao alto consumo de energia em sua propriedade no Joá.
A propriedade, localizada na zona oeste da cidade, foi colocada à venda por impressionantes R$ 250 milhões.
Um dos principais atrativos da propriedade, que possui 6 mil m², sete suítes, 18 banheiros, academia, piscina e vista panorâmica para o mar, é justamente o sistema de energia solar, que deveria reduzir os custos de manutenção da residência.
O sistema solar foi implantado em 2016, com autorização da própria Light, segundo Márcio Garcia. No entanto, o ator revelou que, para sua surpresa, os valores das contas de energia foram praticamente os mesmos de antes da instalação.
Em junho de 2022, ele recebeu uma fatura de quase R$ 12 mil, valor que atualmente é incompatível com a economia prometida pelo sistema solar. A situação gerou um impasse com a empresa, já que a energia gerada pelo sistema solar deveria ter aliviado significativamente os custos monetários.
Enquanto a disputa com a Light segue, a mansão de Márcio Garcia continua no mercado, atraindo atenção não apenas pelo seu luxo, mas também pelo potencial de economia energética, que, até o momento, não foi refletido nas contas da Luz.
A situação chama a atenção para os desafios enfrentados pelos consumidores que buscam utilizar energia solar, mas ainda dependentes da rede tradicional de distribuição.