Um dos maiores serviços online de streaming, a Netflix registrou uma queda do número de usuários no Brasil após anunciar o aumento de uma taxa extra para o compartilhamento de senhas. O valor adicional de R$12,90 para compartilhar a conta com quem não mora com você parece não ter agradado os assinantes, já que alguns acessaram a plataforma com menos frequência. No mesmo período, streamings concorrentes cresceram no mercado.
A diferença foi vista na comparação com o mês de maio do ano passado, já que 3% a menos de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) foram registrados no quinto mês de 2023. Isso significa que essa parcela não acessou com frequência a Netflix, que fez diversos novos lançamentos, pode ter feito login em outros streamings, ditando a nova preferência de uma parcela dos assinantes.
O levantamento foi feito pela empresa de inteligência artificial que mede dados digitais, Sensor Tower, e divulgado em primeira mão pelo site Mobile Time. Já o Star+ registrou um aumento de 60% em volume de MAUs, em consequência dos campeonatos de futebol que passaram a ser veiculados. Outras empresas que cresceram no mesmo período foram a HBO Max, 33%, e a Globoplay,15%.
A fuga de usuários observada, no entanto, foi registrada apenas no Brasil já que em outros países o acesso se manteve estável. Além disso, a taxa de aumento já estava sendo cobrada desde o ano passado, quando a Netflix passou a combater a divisão de senha. Em países como Argentina, Peru, Chile, Costa Rica, República Dominicana, Honduras, El Salvador e Guatemala, a medida já estava valendo.