O mercado da televisão está mudando rápido no Brasil e a Globo será uma das mais atingidas por ter um grande elenco fixo em todo o país. O primeiro passo da modernização tem sido a demissão de centenas de profissionais.
Há algumas semanas o processo atingiu o setor de jornalismo e vários nomes conhecidos foram desligados da emissora.
Mais recentemente o processo chegou ao setor de esportes e nomes que vão de Cléber Machado, na rede nacional, a Jaime Junior, na Globo Minas, tiveram seus contratos finalizados.
Mas demissões não serão as únicas mudanças previstas para este ano. Agora subordinada ao Rio de Janeiro, a emissora de BH passará por mudanças até o final do ano.
Segundo apuração do Jornal Aqui, até o final deste ano os repórteres receberão treinamento para usar o chamado ‘Kit Mojo’. Ele consiste em um equipamento para dar estabilidade para o celular e permitir que o repórter possa se filmar para gravar uma matéria.
A prática, já usada pelas concorrentes Jovem Pan e CNN Brasil, acaba permitindo uma economia de pessoal, já que cinegrafistas e assistentes de cabos acabam sendo dispensados do trabalho na rua.
Por outro lado, é uma notícia ruim para os repórteres, que estão acostumados com o conforto de sempre terem profissionais para auxiliar as gravações.
Em nota, a Globo confirma a nova tendência: “Toda a Globo usa o chamado Kit Mojo, uma tecnologia móvel que usa celulares. Contratações de cinegrafistas, quando necessárias, não deixarão de ser feitas”.