Estima-se que o digital irá ultrapassar a TV em dois ou três anos, porém um anúncio de apenas 30 segundos no intervalo do horário nobre da Rede Globo, entre o ‘Jornal Nacional’ e a novela das 21h sai por pouco mais de R$ 1 milhão, multiplicando esse valor pela quantidade de vezes em que será exibida, teremos a resposta pela qual a empresa da família Marinho obteve um faturamento em 2022 de R$ 15,1 bilhões, sendo que a maior parte justamente vem da comercialização de espaço comercial na TV.
Segundo a análise do empresário Ricardo Nunes, fundador do Grupo R1 e do Método RGV de marketing e vendas, não é porque o digital tem ganhado espaço que anunciar na televisão ainda não seja um negócio garantido.
“Sempre digo que as redes sociais são mais um canal de comunicação. Se você quer conversar com a massa, não adianta, TV ainda é TV. Fazer propaganda em um programa de televisão como o Domingão com Huck, do Luciano Huck, é tiro de canhão. Eu anunciava bastante no Domingão do Faustão e nas transmissões de futebol. O resultado era absurdo, e continua sendo.”
Vale ressaltar que o empresário possui bastante experiência, pois comandou a rede de lojas Ricardo Eletro e direcionou já direcionou milhões para anúncios nos intervalos da programação da rede Globo.
Mesmo com a queda média dos programas de TV, o empresário considera que é extremamente importante estar em todos os canais, para atingir a todos os públicos.
“Trabalho com vários grandes empresários. Quando a gente coloca um anúncio na televisão, explode a venda. A rede social também é importante, porque hoje está na mão do consumidor, literalmente, por meio do celular. E você consegue atingir os jovens. Muitos deles nem sequer assistem à televisão. Então, indico estar em todos os canais. Se o seu segmento é moda, por exemplo, precisa criar uma cadeia de influenciadoras. “
Ricardo ainda considera que o valor investido nos anúncios da Globo são compensatórios, visto que estamos falando do maior canal do País. “A internet está cada vez mais importante para quem quer vender, mas ninguém pode dizer que a TV não funciona mais. A Globo, indiscutivelmente, continua a ser o maior canal de venda que existe. Pode chiar, não gostar do canal, mas colocou Globo, explode de vender. “
Existe uma certa ansiedade no mercado para saber como o Grupo Globo fechou o faturamento do ano de 2023, mas espera-se que tenham ficado no azul.