Nós, brasileiros, somos muito mal-acostumados quando o assunto é revelação de jogadores de futebol. Neymar ainda levava a carreira minimamente a sério quando vimos surgir Vinícius Júnior, que era uma pedra bruta no Flamengo e virou um diamante lapidado no Real Madrid.

Outro atacante, Rodrygo, foi revelado pelo Santos e também atravessou o Atlântico rumo à capital espanhola para defender a equipe merengue. Ambos acabam de ganhar o bi da Liga dos Campeões, sendo protagonistas, como também têm sido na Seleção Brasileira.

Advertisement

E temos Endrick, de apenas 17 anos, que acaba de trocar o Palmeiras pelo mesmo Real Madrid, onde atuará não só ao lado dos compatriotas, mas também de Mbappé. Sob o comando de Carlo Ancelotti, tem tudo para também evoluir bastante e brilhar intensamente.

Só é bom lembrar que ele ainda é um adolescente, cujo corpo está em formação. Mesmo já demonstrando muita força física, ainda vai ganhar músculos, além de evoluir tecnicamente.

E já há outro jogador “no forno” na Academia de Futebol palmeirense. Trata-se de Estevão William, também de 17 anos, e que atuou na base do Cruzeiro, onde era conhecido pelo apelido de Messinho, em referência a ninguém menos que Lionel Messi.

Sem falar em outro ex-cruzeirense, Vítor Roque, que trocou o Athletico-PR pelo Barcelona no início deste ano. O jogador, que passou também pela base do América, tem apenas 19 anos e deu azar de não cair nas graças do técnico Xavi Hernández, que já deixou o cargo, e também de chegar em um momento de reformulação do grupo e dificuldades financeiras do clube catalão.

Existem muitas outras promessas querendo uma chance em um grande clube e também na Seleção Brasileira. E o atual técnico do Escrete Canarinho, Dorival Júnior, parece não ter medo de convocá-las e colocá-las para jogar.

Se o Brasil voltará a ganhar uma Copa do Mundo com os novos talentos, não posso garantir. Mas está claro que quem não se aplicar, quem não for profissional, quem não levar a sério a profissão de atleta vai ficar para trás.

Com o futebol cada vez mais competitivo, em que a parte física é fundamental, só qualidade técnica não garante lugar em time de ponta e muito menos na Seleção. Com os craques subindo para o profissional de forma cada vez mais precoce, o funil está mais estreito.

Abra o olho, Neymar! Ainda dá tempo de entrar para a história como campeão do mundo com a Amarelinha. Futebol você tem. Só precisa querer colocá-lo em prática ao lado dos novos talentos que estão despontando.

Só que o relógio não para. Aos 32 anos, logo, logo poderá ser tarde demais para você. A fila anda, como dizem os jovens.

JOGOS E MAIS JOGOS

Copa América não é Copa do Mundo, Eurocopa também não. Mas os dois torneios são excelentes oportunidades para quem gosta de futebol, pois reúnem alguns dos principais jogadores do mundo.

Gostaria de ter mais tempo para acompanhar todos os jogos, mas isso é impossível. Assim, elegi os jogos que não quero perder na primeira rodada do torneio europeu: Espanha e Croácia, sábado, às 13h; Sérvia x Inglaterra, domingo, às 16h; além de duas partidas na segunda-feira: Bélgica x Eslováquia, às 13h, seguido de Áustria x França, às 16h. Todos os horários são de Brasília. Será que vou conseguir?

Paulo Galvão

Advertisement