O Campeonato Brasileiro deste ano joga por terra o argumento de que torneios mata-matas são mais emocionantes que aqueles disputados por pontos corridos. Faltando três rodadas, há seis times brigando pelo título e ao menos oito lutando para não serem os outros dois que vão se juntar a América e Coritiba no rebaixamento à Série B do ano que vem.
Na parte de cima da tabela, chama a atenção as campanhas recentes do Atlético e do Flamengo. Nas últimas 10 rodadas, os rivais têm desempenhos praticamente iguais: seis vitórias, dois empates e duas derrotas, com 17 gols marcados cada um. A diferença é nos gols sofridos, oito do Galo e sete do Urubu, que, assim, tem melhor saldo, 10 a 9 para os cariocas.
Já se ampliarmos o recorte para o segundo turno, o alvinegro leva vantagem. São 33 pontos, dois a mais que os rubro-negros, e quatro a mais que o Palmeiras, que lidera a competição, com os mesmos 63 pontos do Fla, mas com melhor saldo de gols – 26 a 17.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, os palmeirenses têm 55,3% de chance de serem campeões em 2023, quase três vezes mais que o Flamengo (19,1%) e Botafogo (18,5%). Já o Atlético aparece com apenas 3,7%.
Claro que os números variam a cada rodada, mas são um bom indício do que deve ocorrer neste Brasileiro. Cada jogo vale muito nesta reta final e quem gosta de futebol está se divertindo bastante. Como ocorreu no último domingo, este meio de semana promete muita emoção, com disputas até o último minuto em alguns jogos e times se desdobrando para garantir o quanto antes os três pontos.
Sem dúvida Flamengo x Atlético é a maior atração desta 36ª rodada. Um clássico nacional que merecia ser disputado em um domingo, às 16h, mas que a CBF marcou para 19h30 de uma quarta-feira, dificultando para quem quer ir ao Maracanã e até para quem deseja acompanhar à distância, pela TV ou pela internet.
Para ambos, só a vitória interessa. No caso dos flamenguistas, porque ainda acreditam no tropeço dos palmeirenses em um dos últimos três jogos – além do América, os paulistas ainda pegarão Fluminense e Cruzeiro. No caso dos atleticanos, mesmo que a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2024 seja o principal objetivo, vão buscar fazer a parte deles, conquistando os nove pontos que disputarão – também pegarão São Paulo e Bahia – e ver o que ocorrerá no fim.
Mais uma vez lamento quem não gosta de futebol. Ou só gosta do próprio clube. É o esporte mais apaixonante do mundo e esta temporada só comprova isso.
QUE SITUAÇÃO
Como escrito acima, os destinos de América, Atlético e Cruzeiro vão se entrelaçar nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Já rebaixado, o Coelho poderá ajudar a Raposa a se manter na Série A, pois vai enfrentar o Bahia, também ameaçado, no domingo.
Já os cruzeirenses podem ser decisivos para a definição do campeão brasileiro de 2024, pois recebem o Palmeiras na última rodada. Também visitam o Botafogo no fim de semana.
No caso do Galo, a contribuição pode ser para definir rebaixados. Afinal, na última rodada, vai encarar o Bahia, fora de casa, em jogo que interessa diretamente ao maior rival.