Rebecca Cheptegei, uma maratonista de 33 anos de Uganda, está em estado crítico em um hospital no Quênia após ser vítima de um ataque brutal perpetrado por seu ex-namorado.
O incidente ocorreu na cidade de Endebess, no oeste do Quênia, onde Cheptegei foi encharcada com gasolina e incendiada. O ataque resultou em queimaduras graves em mais de 75% do corpo da atleta, de acordo com a polícia local e relatado pela BBC.
Rebecca, que competiu nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi resgatada por vizinhos após o ataque, que aconteceu no último domingo (1). Ela e o ex-namorado, que também sofreu queimaduras graves durante o incidente, estão recebendo tratamento intensivo no Moi Referral Hospital em Eldoret, uma das principais cidades da região.
Nascida em fevereiro de 1991 em Uganda, Rebecca Cheptegei iniciou sua carreira como corredora profissional em 2010, aos 19 anos. Desde então, ela acumulou várias conquistas importantes no atletismo. Em 2010, ela ficou em 15º lugar no Campeonato Mundial de Cross Country da IAAF, realizado na Polônia. Além disso, venceu a corrida de 1500m em München Pfingstmeeting, na Alemanha, e a corrida de 10k em Kampala, Uganda. Sua carreira tem sido marcada por dedicação e sucesso, tornando este incidente ainda mais trágico.