O Atlético pode perder até 10 mandos de campo no Brasileirão em um julgamento que acontecerá no próximo dia 5 de setembro. Isso porque, a 2ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) irá deliberar com base no artigo 213, item III, uma punição para o time devido ao arremesso de objetos por parte dos atleticanos na partida contra o Flamengo, pela 17ª rodada do Brasileirão. A partida aconteceu na Arena Independência e terminou com o placar de 2 a 1 para o rubro-negro.
Embora preveja uma multa de cerca de R$100 mil, caso o arremesso de objetos for caracterizado como grave ou tenha prejudicado o andamento da partida, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) pode sentenciar a perda do mando de campo do Galo.
O artigo que será analisado é o de “lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo” e a pena para o Atlético pode ser de forma cumulativa, podendo perder até 10 mandos de campo. Isso poderia impactar na intenção do clube de abrir as portas da Arena MRV aos torcedores, já que o novo estádio acabou de ser estreado.
No entanto, o Atlético ainda tem chance de ser abssolvido ou apenas advertido no julgamento. Para isso, terá que provar que tentou impedir o lançamento dos objetos no campo. Caso receba a punição, o clube terá tempo para pedir efeito suspesivo devido a parada da data-Fifa, já que a próxima partida em casa está marcada apenas para o dia 16 de setembro, contra o Botafogo.