Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, além das cobiçadas medalhas e do mascote Phryges, os atletas que sobem ao pódio também recebem um item curioso: uma espécie de canudo em uma caixa de papelão. Este item intrigou o público e a imprensa, levando muitos a se perguntarem o que poderia haver dentro.
Durante a reportagem da skatista Rayssa Leal, aproveitamos para desvendar o mistério. O presente misterioso trata-se de um pôster exclusivo dos Jogos Olímpicos.
A artista por trás da arte
A arte dos pôsteres é assinada por Ugo Gattoni, um designer gráfico francês de 35 anos. Gattoni, que comanda um estúdio em Ivry-sur-Seine, nos subúrbios de Paris, compartilhou como foi criar a obra. “Eu imediatamente tive uma ideia. Cheguei em casa aqui no estúdio e já tinha o estádio em mente na minha viagem de volta. Eu queria fazer um estádio de Paris. Eu até já tinha feito um primeiro esboço”, explicou em entrevista ao site oficial da Olimpíada.
O pôster retrata os Jogos Olímpicos espalhados pela cidade de Paris, com uma paisagem espetacular que convida os espectadores a mergulhar em uma variedade de detalhes e cenas em miniatura. “Essa paisagem espetacular convida os espectadores a mergulhar e descobrir uma variedade de detalhes e cenas em miniatura que, combinadas, formam um todo fascinante e extremamente colorido”, completou Gattoni.
Personalização e tradição
As caixas que contêm os posteres tem layouts diferentes, dependendo da cor da medalha recebida pelo atleta. Essa iniciativa de oferecer brindes exclusivos aos vencedores no pódio é uma tradição que se mantém em todas as edições dos Jogos Olímpicos, adicionando um toque especial e memorável à experiência dos atletas.