Uma publicação do Flamengo para comemorar a conquista do bronze na ginástica artística feminina nas Olimpíadas de Paris 2024 gerou controvérsia nas redes sociais. O clube carioca foi duramente criticado após excluir a atleta Júlia Soares da foto comemorativa, já que ela não pertence ao time do Flamengo.
A exclusão de Júlia Soares, que contribuiu para a primeira medalha da ginástica artística feminina por equipes em uma Olimpíada, não foi bem recebida pelos internautas. Muitos destacaram que a competição foi por equipes e que todas as apresentações, incluindo a de Júlia foram fundamentais para a conquista.
Na publicação, o Flamengo parabenizou as atletas Jade Barbosa, Lorrane dos Santos, Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, que foram reveladas pelo clube, com a legenda: “Do Flamengo para o Mundo. Parabéns, meninas”, escrita em inglês no Twitter/X.
A participação de Júlia Soares
Júlia Soares é natural de Curitiba, Paraná, treina em sua cidade natal e fez parte da equipe que conquistou o bronze. Além de competir na prova por equipes, Júlia se classificou também para a final individual na trave. Esta é a primeira participação da jovem de 18 anos em uma Olimpíada, e sua performance no solo, onde sambou ao som do grupo Raça Negra, encantou o Brasil.
Pedido de retratação
A reação negativa foi imediata, com internautas exigindo uma retratação do Flamengo. Uma seguidora escreveu. “Vocês deviam se envergonhar! Tiraram a Júlia só pq não é do flamengo. Acima do flamengo tem o Brasil! Se retratem! Ficou feio!”.