A TV Globo recebeu uma notificação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que quer saber dos 20 clubes que disputam a Série A do Brasileirão e de 13 que estão na B se estão sendo prejudicados ou privilegiados.
Segundo a Folha, o órgão quer saber alguns clubes recebem benefícios maiores do que outros e se os contratos são proporcionais.
Para isso, solicitou aos clubes uma cópia dos contratos firmados com a Globo para as transmissões na TV aberta, fechada e no pay-per-view.
Se os clubes se negarem a entregar as cópias dos contratos, eles precisarão pagar uma multa que pode chegar até R$ 5 milhões.
Além da Globo, os grupos de mídia, como o Warner Bros. Discovery, que deverá entregar seus contratos e acordos firmados com o clubes até 2021.
Ainda segundo a Folha, o gigante americano disse que deixou de transmitir o futebol nacional por causa das complicações que seriam criadas pela Globo nos bastidores. Desde 2021 a investigação sobre monopólio estava parada.
Há suspeitas que clubes fora do eixo Rio-São Paulo possam ser prejudicados nas negociações, como é o caso tanto de Atlético quanto do Cruzeiro.