Os Jogos Olímpicos de Paris decidiram afastar o juiz australiano Benjamin Lowe, do surfe, após o também surfista Pedro Scooby denunciar uma foto em que ele aparece com um dos rivais de Gabriel Medina..
A Associação Internacional de Surfe (ISA) anunciou que tomou a medida para manter a lisura da competição.
Quando Lowe apareceu em uma foto com o surfista australiano Ethan Ewing e um dos técnicos dele confraternizando antes das provas dos jogos olímpicos, Pedro Scooby foi para as redes sociais denunciar.
Após um grande barulho nas redes, o jurado foi retirado da competição para evitar que um resultado fosse questionado pelos surfistas.
“A ISA está ciente de uma foto circulando nas redes sociais na qual um dos juízes de surf olímpico da Austrália é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e o gerente da equipe.
É inadequado para um juiz interagir dessa maneira com um atleta e sua equipe.
Para proteger a integridade e a imparcialidade da competição em andamento, e de acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do COI, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento pelo restante da competição.
Esta decisão não está relacionada ao desempenho deste juiz aqui nos Jogos Olímpicos.
A ISA comunicou a todos os juízes e equipes para lembrá-los de suas responsabilidades em relação ao comportamento apropriado.”